Organizando o Chá de Panela

Uma amiga vai se casar em 40 dias e, no meio de toda a correria, não teve tempo de pensar sobre o chá de panela. A ideia, então, foi recorrer às madrinhas. Acontece que nenhuma delas é casada (ela vai ser a primeira do grupo) e, para ser bem honesta, a grande maioria nunca demonstrou muito interesse em se casar.

Por conta dessa noiva, vamos chamá-la de Cecília, todo o grupo de amigas teve que se virar e começar a entender um pouco mais das tradições de um casamento. Elas, que gostam de festas, se interessaram, claro, por cuidar das partes festivas: ajudar na organização da recepção, na despedida de solteira e no chá de panela.

Durante as buscas, elas se depararam com diversos detalhes e acabaram por me pedir uma ajudinha. E lá fui eu socorrer as meninas perdidas.

 Chá de Panela

Chá de Panela

Quando fazer o chá de panela?

A primeira dúvida que surge sempre é sobre a data. Nessa altura dos preparativos, as amigas já perceberam quão corrida é a vida da noiva: são milhares de decisões a serem tomadas em um tempo que parece passar cada vez mais rápido.

Independente de quem esteja organizando o chá, é necessário lembrar-se de verificar a disponibilidade do casal para o evento. Não adianta organizar uma festa toda elaborada no fim de semana em que eles estarão, digamos que, visitando buffets para degustações.

À parte desse detalhe, é costumeiro que o chá de panela seja realizado entre dois meses e 15 dias antes do casamento. O ideal seria conseguir fazer a festa quando estiver faltando um mês: o casal ainda não estará na fase crítica de últimos acertos do casamento, mas também não estará perdido com relação a vários detalhes.

Chá de Panela

Quem convidar para o chá de panela?

Regra de ouro: lembre-se de verificar se as pessoas que você planeja convidar para o chá foram convidadas para o casamento. Além de criar um clima muito chato, pode haver um motivo pelo qual a pessoa não havia sido convidada e que você desconhece.

Fora isso, não há necessidade de convidar todas as pessoas do casamento para o chá. Lembre-se de priorizar o convite das pessoas que sejam mais próximas do casal, especialmente familiares.

Chá de Panela

Onde fazer o chá de panela?

A escolha do local fica a critério de vocês. Pode ser em um local aberto, estilo piquenique; pode ser na casa de alguém; pode ser em um salão de festas ou restaurante; as possibilidades são inesgotáveis.

Detalhes importantes

As atividades do chá se dividem, basicamente, em três áreas: comes e bebes, brincadeiras, decorações e lembrancinhas.

Comes e Bebes

Vocês precisam montar um menu ou estabelecer o que será servido e calcular as proporções de acordo com o número de convidados. É costume montar um menu com itens salgados, doces e algum tipo de bolo, torta ou cupcakes (lembrando que se trata de uma festa).

Chá de Panela

Decoração e Lembrancinhas

Esses dois itens costumam estar juntos. Em um modo de economia, disse a elas que uma das coisas que 9 em 10 organizadoras da festa costumam fazer é usar as lembrancinhas como parte da decoração (ou montar uma decoração que depois possa ser levada para casa pelos convidados).

As plaquinhas divertidas para foto fazem sucesso em todas as festas e têm diversos adereços para deixar os convidados hilários.

Já os kits de toalhinha e sabonetes podem fazer um belo arranjo na mesa, que vai sendo desfeito à medida que os convidados vão embora.

Chá de Panela
Chá de Panela

Jogos e Brincadeiras

Ah, o ponto alto das comemorações pré-casamento. Nessa parte, as dúvidas quase não existiam: além de fazerem uma brincadeira clássica de perguntas e respostas sobre os noivos, com prendas e castigos, elas queriam fazer um bingo de chá de panela.

Para quem não conhece, funciona dessa forma: cada pessoa recebe uma cartelinha de bingo e preenche com o que ela acha que os noivos ganharam de presente. Quando a noiva for abrindo os presentes, os convidados vão marcando os itens. O primeiro a marcar uma linha, coluna ou diagonal ganha uma lembrancinha especial (ou o direito de ditar algum castigo para os noivos).

Chá de Panela - Bingo

Chá de Panela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *