Montando um cronograma para a festa de casamento

Muitos casais ficam perdidos na hora de montar o cronograma para a festa de casamento, principalmente sentindo a pressão de criar uma festa memorável. Para aqueles casais mais organizados, isso pode parecer redundante, mas criar um cronograma de como a festa deve correr ajuda a evitar surpresas e fazer com que todo mundo aproveite a festa de casamento da melhor forma possível.

É bom lembrar que grande parte dos locais para recepção trabalham com aluguel do espaço por um período demarcado de tempo. Dessa forma, vocês evitarão constrangimentos e poderão aproveitar ao máximo o tempo disponível.

O cronograma abaixo foi estabelecido tendo em mente uma festa de casamento com 5 horas de duração, que é um tempo bastante comum para a comemoração. É importante que o casal lembre-se de conferir a quantidade de horas contratadas e adaptar ao cronograma às necessidades e possibilidades. Fora isso, é só aproveitar!

festa-de-casamento-linha-do-tempo

Começou a festa de casamento

Depois de terminada a cerimônia, o casal parte para a sessão de fotos enquanto os convidados já estão a caminho da recepção. Esse é o momento em que seus convidados vão começar a aquecer os motores se deliciando com drinks e, às vezes, até mesmo um aperitivo de entrada.

+1:00 – Chegada dos recém-casados (e primeira dança!)

Após cerca de uma hora, os recém-casados já vão estar prontos para fazer a grande entrada (sem contar que, a essa hora, todos os convidados já conseguiram chegar ao local da recepção e encontram-se muito bem instalados). A entrada dos recém-casados é marcada, também, pela primeira dança. É de costume que o casal seja anunciado, chamando assim a atenção dos convidados.

Festa de Casamento - Entrada dos NoivosFoto: Noivas.net

+1:20 – Hora do Brinde

Terminada a primeira dança, chega o momento ideal para que vocês façam os brindes e agradeçam a presença de todos (além de quaisquer outras considerações que vocês desejem). Recém chegados e com todos os olhares voltados para vocês, não poderia haver momento mais propício, que não necessita de um pedido de atenção.

+1:30 – Prato principal

A essa altura, vocês já estarão instalados e com todos os convidados festejando. Chega, então, um dos momentos mais esperados da recepção: a refeição. Independente de como será servida a comida em seu casamento (buffet, empratados ou mesmo salgadinhos), esse é o momento que os noivos têm para finalmente darem uma leve descansada, e é importante que o façam. Lembrem-se: vocês ainda terão uma longa noite pela frente.

Nesse momento, é bom que a música do ambiente esteja em um volume mais baixo e com músicas mais calmas, proporcionando um ambiente favorável a conversas entre os convidados.

Festa de Casamento - Buffet

+2:45 – Vamos dançar!

Depois de devidamente abastecidos e alimentados, é hora de ir para a pista de dança e aproveitar muito. O casal fica responsável por “puxar” os convidados a participarem da bagunça. É nesse momento que acontece o famoso momento de “Jogar o buquê” e todas as brincadeiras que vocês podem ter planejado para entreter os convidados.

+4:00 – Corte do bolo

Mais ou menos uma hora antes do fim da festa é o momento ideal para cortar o bolo. Nesse ponto, é comum que os convidados já estejam começando a ficar um tanto quanto cansados (e, em alguns casos, bêbados!) e é chegada a hora de servir os doces, café ou qualquer mimo que vocês tenham reservado para os momentos próximos ao fim da festa de casamento.

Festa de Casamento - Bolo

+4:15 – Dance, dance, dance

Logo que o bolo for cortado, é hora de vocês agitarem a pista de dança para aqueles que ainda desejarem gastar todas as energias possíveis. Esse é um bom momento para pedir para o DJ ou a banda tocarem aquelas músicas com cara de fim de festa que fazem todos dançar.

+5:00 – Hora de se despedir

Aqueles que ainda estiverem de pé serão guiados pelo cerimonialista (ou por quem quer que tenha ficado responsável por ocupar tal posição) para a área externa do salão. A música já vai ter acabado e vocês estarão indo embora celebrando quão memorável a festa de casamento foi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *