Lembrancinhas de casamento diferentes: já escolheu as suas?

Assim como acontece em aniversários e outras celebrações, se tem algo pelo qual as pessoas esperam são as lembrancinhas de casamento diferentes. E, nesse caso, quanto mais original, melhor.

As lembrancinhas de casamento são uma forma de agradecimento a todos aqueles que fizeram parte do dia de vocês. Muitos casais, inclusive, fazem vários tipos de lembrancinhas, para cada etapa do casamento: tem a lembrancinha de convite para padrinhos e madrinhas, a lembrancinha para as crianças do cortejo, lembrancinhas para os pais e a lembrancinha dos convidados.

Lembrancinhas de Casamento

Lembrancinhas de Casamento

Quanto vou precisar?

Dois pontos a serem considerados, antes de qualquer coisa, são as quantidades. Quanto vou gastar com as lembrancinhas? E quantas lembrancinhas vou precisar?

Os gastos com lembrancinhas devem corresponder a, até, 3% do orçamento total do casamento. Se vocês estiverem trabalhando com um orçamento um pouco mais apertado, sempre existe a possibilidade de criar lembrancinhas de casamento baratas e, ainda assim, diferentes.

Lembrancinhas de Casamento

Já a quantidade de lembrancinhas vai variar de acordo com suas escolhas. Lembrancinhas comestíveis são destinadas a todos os convidados, inclusive às crianças, e é recomendado sempre calcular 10% acima do número de convidados estipulados. Já lembrancinhas mais direcionadas (seja um kit de toalhinhas ou uma caixinha personalizada com uma mensagem do casal), em geral, são contabilizadas apenas para as mulheres.

Porém, essa contagem pode dar muito errado. O ideal seria fazer a conta por núcleo familiar, levando em consideração que as mulheres costumam se importar mais com as lembrancinhas do que os homens, mas isso não os exclui. Aqui a regra dos 10% continua sendo aplicada: nunca se sabe que tipo de imprevisto pode acontecer.

Antes da cerimônia

Muito tempo antes da cerimônia, quando o casal começa a escolher quem serão os convidados especiais, começam as preocupações sobre o modo de fazer esses convites. As ideias de lembrancinha para convidar os padrinhos são as mais diversas possíveis.

Caixinhas com mimos, bottons divertidos, bloquinhos de anotações e, até mesmo, adereços para serem usados no casamento, são algumas das ideias mais populares entre as noivas. E os convidados, claro, adoram.

Lembrancinhas de Casamento

Para as crianças que podem compor o cortejo (pajens, daminhas e floristas), a grande maioria das ideias envolve doces: bisnagas de brigadeiro, caixinhas com cupcakes, cookies ou balinhas. Mas não é por isso que você precisa seguir esse mesmo caminho. Na hora de convidar, a lembrancinha precisa tanto agradar quem vai recebê-la, quanto servir como uma amostra do que o casal espera que seja o casamento.

Lembrancinhas de Casamento

No dia do casamento

É costumeiro que o casal, no dia do casamento, também decida agradecer aos padrinhos e madrinhas com uma lembrancinha especial (não é necessário, mas algumas pessoas acham de bom tom).

Nesse ponto, a imaginação vai longe e os presentes podem ser um pouco mais caros e refinados do que no momento do pedido (e vice-versa, vocês podem escolher um presente maior para fazerem o pedido e apenas uma lembrancinha de agradecimento no momento do casamento).

Lembrancinhas de Casamento

Lembrancinhas de Casamento

As ideias mais populares, no entanto, tem sido aquelas que dificilmente vão terminar na lata de lixo. Tanto lembrancinhas úteis, quanto lembrancinhas consumíveis acabam sendo a sensação de toda a festa.

Vocês podem montar caixinhas com bem casados ou amêndoas (caso desejem algo bem tradicional) ou pequenos frasquinhos com balinhas personalizados com o nome do casal. Aqueles mais sustentáveis tem até a opção de entregarem mudinhas de plantas para os convidados cultivarem em casa.

Lembrancinhas de Casamento

Como entregar as lembrancinhas?

Depois de todas as decisões tomadas e as lembrancinhas compradas, paira a dúvida de como entregá-las. No caso de uma cerimônia sem recepção, a ideia é que as lembrancinhas sejam entregues pelas madrinhas ou daminhas (e até pela própria noiva) ao fim dos cumprimentos, para os convidados que a cumprimentarem.

Já em casamentos seguidos de festa, a melhor ideia é montar um mesa com as lembrancinhas, próxima do local de saída, assim, cada convidado pode pegar sua lembrancinha antes de ir embora para casa.

lembrancinhas-de-casamento-diferentes-2

Nesses casos, o ideal é colocar um número limitado de lembrancinhas nessa mesa e, com a ajuda de alguém, elas serem constantemente repostas. Uma boa ideia, também, é que essa mesa só seja montada depois que o buffet for servido, pois é o momento em que os convidados podem começar a ir embora.