Destination Wedding: Casando Fora de Casa

Casamento tradicional, mini wedding, destination wedding…  Cada ano que passa, aumentam as possibilidades para os casais que estão planejando o casamento. Algumas mais econômicas e outras mais caras, umas mais descoladas e outras mais tradicionais, mas não importa: a novidade sempre vai chamar a atenção daqueles casais que querem criar um dia muito especial.

Atualmente, o queridinho de muitas noivas tem sido o destination wedding, principalmente com a possibilidade de reduzir os custos e ter uma cerimônia mais intimista.

Destination WeddingFoto: Viera Photographics

Significado de Destination Wedding

Traduzindo livremente, destination wedding significa casamento com destino. Na concepção, esse tipo de casamento deve ser uma experiência da cultura local, inclusive com passeios e comida tradicional. Já na prática, isso significa que o casamento será realizado em um local que não a cidade de residência dos noivos.

Para alguns, pode parecer um aumento nos gastos e um desgaste desnecessário para os convidados. Para outros, é a solução de diversos problemas: ter a presença apenas dos convidados que realmente importam, diminuição em gastos pontuais e mais tempo para aproveitar a comemoração.

Destination WeddingFoto: Viera Photographics

Organizando seu Destination Wedding

Organizar um casamento fora do local onde vocês residem (principalmente se for um casamento internacional) vai demandar tempo e conhecimento. Grande parte dos destination weddings são realizados em cidades turísticas, cheias de belezas naturais e/ou monumentos históricos e, se vocês não souberem procurar pelos melhores locais, podem acabar com um casamento caro e desajeitado.

Esse tipo de casamento não comporta muito bem a ideia do DIY (do it yourself, do inglês “faça você mesmo”) no que diz respeito aos planejamentos. Existem empresas especializadas em organizar casamentos em diversos lugares do mundo, que entram em contato com fornecedores, reservam hotéis e até mesmo fretam aviões para transporte dos convidados.

Destination Wedding

Nacional ou internacional?

Decididos por realizar o casamento em um cenário novo, os casais precisam decidir, ainda, se realizarão o casamento dentro ou fora do país.

Os principais fatores a serem considerados são o orçamento, a disponibilidade de vocês (e de seus convidados) e encontrar um profissional que seja capaz de ficar encarregado de entrar em contato com os fornecedores e ajudá-los a tomar as decisões pertinentes.

Destination Wedding

Além disso, é preciso ficar atento a dois pontos específicos. O primeiro deles são os costumes e tradições: no Brasil, os casamentos têm docinhos, bolo e lembrancinhas, itens que não fazem parte da tradição de outros países (ainda mais se pensarmos em docinhos que são legitimamente brasileiros, como os brigadeiros). O segundo é que, em geral, os hotéis no exterior oferecem o serviço completo, enquanto no Brasil a grande maioria ainda aluga apenas o espaço, possibilitando que o casal contrate (e leve) os serviços e profissionais de sua escolha.

É bom lembrar que as cerimônias realizadas fora do país, em geral, são cerimônias simbólicas. O casal realiza o casamento civil aqui no Brasil e, no exterior, faz uma cerimônia simbólica com um celebrante, muitas vezes fornecido pelo local.

Destination WeddingFoto: Viera Photographics

Gastos e convidados

Uma das grandes preocupações de casais que se sentem atraídos pela ideia de realizar um destination wedding são os gastos. Assim como em um casamento tradicional, o casal fica responsável por pagar o que será servido para os convidados (e eventuais mimos com os quais decidam presenteá-los).

Da mesma forma, como em um casamento tradicional, os convidados ficam responsáveis pelo transporte ao local e hospedagem. A diferença é que, como a grande maioria dos destination weddings são realizados em resorts e hotéis, o casal costuma fechar o local exclusivamente para o evento, o que pode diminuir o valor a ser pago pela hospedagem.

Destination WeddingFoto: Viera Photographics

Confira abaixo algumas dicas de Gerlane Linhares, agente de viagens da Cays Turismo, localizada em Brasília e especializada em lua de mel e destination wedding.

Destination Wedding

Uma ideia sobre “Destination Wedding: Casando Fora de Casa

  1. Pingback: Casando fora do Brasil: destination wedding internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *