Como Criar a Lista de Convidados de Casamento

Dicas úteis e práticas para criar sua Lista de Convidados de Casamento

Durante os preparativos, você vai acabar percebendo que uma coisa sempre vai depender de outra. Elaborar a lista de convidados de casamento, por exemplo, está diretamente ligado à escolha do buffet, dos locais para a cerimônia e recepção, do número de convites, das lembrancinhas… São muitos detalhes a serem lembrados!

Então, por mais difícil e trabalhoso que possa aparecer, a lista de convidados é uma parte fundamental da organização do casamento. E não é como se existisse uma fórmula mágica ou uma check list de “pessoas que você precisa convidar para seu casamento”. Tudo vai depender do casal e do tipo de relações cultivadas por eles. Mas, sim, algumas dicas podem ser bastante úteis!

Lista de Convidados de Casamento

Sua lista de convidados de casamento

A primeira coisa que vocês precisam pensar é que haverá vários rascunhos até que consigam decidir por uma lista definitiva (que vocês possivelmente perceberão que ainda precisará de ajustes).

Dessa forma, uma boa ideia é que cada um faça uma versão da lista com os convidados que acha importante. É bom que cada um esboce uma lista com os “seus convidados” (familiares, amigos e agregados).

O próximo passo é juntar as duas listas, remover os possíveis convidados duplicados (amigos em comum, por exemplo) e entrar em consenso sobre os convidados. Esse talvez seja um momento de tensão justamente por isso: vocês precisarão estar de acordo sobre todas as pessoas convidadas, afinal, esse deveria ser o dia mais feliz da vida de vocês e nada deveria ser capaz de estragar isso.

Contagem de pessoas

Mesmo com uma lista bem estabelecida, vocês precisam lembrar que a contagem de pessoas nem sempre termina aí. A não ser que vocês já tenham previsto isso na lista original, é importante lembrar que algumas dessas pessoas vão querer levar seus namorados(as), noivos(as), maridos(esposas) ou mesmo filhos.

Então, antes de passar para a próxima versão da lista (e eu disse que seriam várias!), vocês precisam calcular o número total de pessoas, com seus devidos acompanhantes.

Lista de Convidados de Casamento

Quem convidar

Uma boa ideia é dividir as listas de vocês em três categorias:

  1. Pessoas que “precisam” estar presentes (familiares e amigos mais próximos);
  2. Pessoas que vocês gostariam que estivessem presentes (amigos, colegas e conhecidos com pouco contato);
  3. Pessoas que vocês gostariam que estivessem presentes, mas que não teria tanto problema se não pudessem ir (parentes mais distantes, pessoas com quem vocês não mantém tanto contato).

Dessa forma, caso o número de convidados esteja muito além do que vocês imaginaram, é mais fácil saber por onde começar a cortar (da última lista, a número 3).

Como montar a Lista de Convidados de Casamento

Gente, muita gente

Se mesmo depois de toda essa triagem, vocês acharem que a lista ainda está além do planejado, é hora de utilizar certos critérios para decidir se essa ou aquela pessoa precisa realmente ser convidada.

É o momento de deixar de lado a obrigação de convidar pessoas só porque elas te convidaram para o casamento delas ou só porque o pai do noivo estudou com o irmão do primo da namorada do seu vizinho.

Nessas horas, menos é mais. E isso serve, inclusive, para as pessoas que vão poder interferir na montagem das listas. Em algumas famílias, os pais do casal decidem intervir e decidir quem deve ou não ser convidado e, por mais que alguma ajuda seja bem-vinda, é importante lembrar que esse será o dia de vocês, então são vocês os detentores da última palavra.

Lista de Convidados de Casamento

Um guia rápido

Aqui vai um guia rápido de passos para montar sua lista de convidados de casamento:

  1. Façam, separadamente, suas listas de convidados;
  2. Juntem as listas e eliminem pessoas que possam estar duplicadas;
  3. Caso vejam necessidade em limitar o número de pessoas, dividam as pessoas em categorias (1, 2 e 3);
  4. Não se esqueçam de contabilizar os acompanhantes;
  5. Escrevam uma segunda versão da lista, mais atualizada e com o número de acompanhantes;
  6. Confiram se os dois estão de acordo com todas as pessoas ou se esqueceram de alguém;
  7. Elaborem a versão final da lista.

Uma ideia sobre “Como Criar a Lista de Convidados de Casamento

  1. Pingback: Organizando o casamento: você sabe o que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *