Casamento durante o dia ou à noite?

Não sabe se vai fazer um casamento durante o dia ou à noite? Confira nossas dicas!

Tão difícil quanto decidir o local e a data, é escolher quando realizar o casamento: de manhã, à tarde ou à noite. O horário pode ser um fator decisivo na escolha de diversos outros itens do casamento (e da festa!). Àqueles casais que ainda estão em dúvida sobre o horário, não entrem em pânico, nós te damos uma ajudinha.

Casamento durante a noiteFoto: Divulgação/Google

Casamento durante o dia

As cerimônias e recepções com início marcado entre as 10h e as 17h são o que nós chamamos de “casamento durante o dia”. Esse tipo de casamento costuma ser mais procurado por casais que não estejam tão preocupados em realizar uma grande festa de recepção, mas é um erro pensar que, só pelo casamento ser durante o dia, a diversão será menor.

Por quê fazer um casamento de dia?

Custo

De modo geral, os custos de um casamento durante o dia costumam ser menores, não só pelo estilo da cerimônia e da festa, mas também porque vocês podem poupar em diversos aspectos.

Durante o dia, as chances de se fazer um casamento todo ao ar livre são mais altas, o que diminui custos com a locação (podendo a cerimônia e recepção serem realizadas no mesmo local), deslocamento, decoração (podendo aproveitar as paisagens naturais), estrutura (não são necessários equipamentos de iluminação, por exemplo). O tipo de buffet a ser servido também pode ter um grande impacto no orçamento, seja para aumentar, seja para diminuir os valores gastos.

Casamento durante o diaFoto: True Photography Weddings

Iluminação e fotografia

Grande parte dos fotógrafos fica feliz quando o casal opta for realizar um casamento durante o dia. Acontece que a luz do dia é muito melhor para ser trabalhada nos registros, tanto nas fotos quanto nos vídeos, deixando tudo ainda mais bonito.

Além disso, como já foi dito, é comum haver menos gastos (ou nenhum!) com estrutura de iluminação.

Casamento durante o diaFoto: Dev Khalsa Photography

Casamento ao ar livre

A grande maioria dos casamentos ao ar livre é realizada durante o dia e não é à toa. Em primeiro lugar, é comum que esse tipo de casamento tenha um estilo diferente, mais descontraído, sem perder o romantismo. Depois, o dia possibilita o aproveitamento da luz solar (e da paisagem) para a decoração e fotografias.

Casamento durante o diaFoto: Weddings Italy

O que pode atrapalhar?

O dia vai começar cedo

Vocês precisam conhecer bem seus convidados, os profissionais que querem contratar e a disponibilidade deles e o ânimo de vocês. Um casamento durante o dia – e quanto mais cedo, mais problemático – requer que as pessoas acordem cedo e comecem a se preparar (e isso é ainda pior para os noivos). Se vocês forem pessoas diurnas, não será um problema, mas os grandes amantes da noite podem ficar bem desmotivados.

Do mesmo modo, casamentos em que grande parte dos convidados são mais velhos, ou com um grande número de crianças pequenas, se beneficiam de um casamento diurno, com a grande maioria dos convidados não estando cansados ou precisando ir para casa.

Uma dica para aqueles que pretendem fazer o casamento em um local afastado é que a grande maioria das pessoas se sente mais segura dirigindo durante o dia, ou seja: o deslocamento não seria uma desculpa muito utilizada para justificar as ausências.

Casamento durante o diaFoto: Divulgação/Google

Os dias são mais quentes

Dependendo da época do ano e de onde o casamento durante o dia será realizado, é importante pensar no clima. Independente da estação, o período diurno costuma ser mais quente do que o noturno. Em épocas como o verão, ou em regiões de extrema seca, isso pode ser um inconveniente para vocês e seus convidados.

Casamento à noite

Por quê fazer um casamento à noite?

Tempo, tempo, tempo

Quanto mais tarde for realizado o casamento, mais tempo os noivos terão para se preparar, relaxar e, até mesmo, resolver possíveis problemas de última hora. Ao contrário de um casamento durante o dia, quando falamos de tempo, um casamento noturno traz um cronograma muito mais flexível, com o dia todo (ou parte dele) para realizar qualquer atividade que seja necessária.

Festa!!!

Esse é um ponto controverso. Há quem acredite que uma festa de casamento, daquelas bem tradicionais, com pista de dança, DJ e muita bagunça só pode ser realizada à noite. Besteira! A única coisa que influencia no sucesso de uma festa é o estilo dos convidados e do casal.

As pessoas costumam se sentir mais confortáveis para consumir bebidas alcoólicas no período da noite, e isso pode influenciar diretamente na animação (principalmente daqueles convidados mais tímidos).

Casamento durante a noiteFoto: True Photography Weddings

Mais formalidade

Se vocês desejam realizar um casamento black tie, com vestidos longos e gravatas, esse é o momento. Eventos durante o dia possibilitam um ambiente mais descontraído, enquanto os eventos noturnos costumam ser mais formais.

É óbvio que quem vai ditar o estilo do casamento e dizer aos convidados como deveriam se vestir, são vocês, mas não adianta querer que seus convidados se vistam com trajes de banho no meio do inverno, ou que eles usem casacos de couro no meio do verão carioca.

Casamento durante a noiteFoto: Matt Davis Photography

Temperatura agradável

Ao contrário do que foi dito sobre casamento durante o dia, a temperatura costuma ser um fator positivo para a escolha de um casamento noturno. Com o clima mais ameno (principalmente em algumas estações do ano), o risco de causar incômodo aos convidados é bem mais baixo do que em uma situação de calor extremo.

O que pode atrapalhar?

Casamento ao ar livre

O número de casamentos noturnos realizados ao ar livre é bastante baixa, isso porque um dos principais motivadores para a realização de um casamento ao ar livre são as paisagens, itens que ficariam ofuscados pela iluminação necessária para que todos pudessem aproveitar todos os detalhes (e isso inclui desde seus parentes mais novos aos seus avós, que podem ter dificuldades de locomoção e visão, por exemplo).

Para aqueles que ainda se interessaram por realizar o casamento ao ar livre, é importante lembrar que durante a noite a chance de insetos (e outros animais) aparecerem para atrapalhar a festa e incomodar os convidados são ainda maiores. É bom criar uma estratégia para isso (pode ser incluir repelente no kit toalete, ou montar uma estrutura com proteção onde os convidados estarão).

Casamento durante a noiteFoto: Capturing Moments Photography Blog 

Limite de horas

O maior problema dos casamentos à noite é que, em geral, os buffets e/ou casas de festas possuem um horário de encerramento dos serviços. Pode ser que, para o tipo de celebração escolhida por vocês, não sejam necessárias muitas horas de festa, mas se vocês fazem parte de uma turma animada, que gosta de dançar e fazer bagunça por muitas e muitas horas, o horário limite pode ser uma complicação (e vocês precisam ficar atentos, pois os contatos especificam os valores para as horas extras de serviço, e elas costumam ser bem altas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *