5 dicas para evitar golpes de profissionais de casamento

Chega a ser desesperador pensar em ter seu sonho de casamento destruído por um golpista, não é? A boa notícia é que encontrar profissionais de casamento honestos e de confiança é muito mais uma questão de sagacidade que sorte. Por isso, listamos 5 dicas para que você fique esperta e atenta às suas contratações e evite golpes.

Profissionais de Casamento

1. Não feche contrato sem antes pesquisar

Você pode ter se apaixonado pelo trabalho dele, mas, nesse caso, confiar exclusivamente em seus instintos, pode ser um grande erro. Golpistas são carismáticos, têm uma conversa envolvente e tentarão te induzir a fechar contrato com eles o quanto antes. Não se deixe levar por sua insistência e argumentos. Pense a respeite com calma, converse com outras pessoas e pesquise na internet sobre a empresa. Ela tem um site? Há quantos anos está no mercado? Disponibiliza fotos de eventos dos quais participou? Você encontrou depoimentos de outras noivas? Existem processos judiciais contra a empresa?

2. Desconfie de preços muito baixos

Acredite, o mercado de casamentos não faz caridade. Os custos são altos, a responsabilidade é enorme e os profissionais renomados sabem disso. Ao pesquisar, você perceberá que as empresas mais conhecidas cobram uma faixa de preço semelhante dentro de sua especialidade. Encontrar alguém destoando desse grupo por cobrar um valor acentuadamente menor, pode significar uma dessas 3 coisas: é um golpista, é um novato, é um milagre. O novato pode ser realmente incrível, mas “testá-lo” em seu casamento implicará um risco que você terá que considerar e assumir. E, quanto ao milagre, bem, quando algo parece bom demais para ser verdade, ele, provavelmente, não é.

3. Peça referências para noivas e profissionais

Se você participa de um grupo de noivas, aproveite para pedir a opinião delas sobre o profissional em questão. Encontrar avaliações e depoimentos positivos (de pessoas reais, fora do site ou das redes sociais da empresa) é realmente importante por gerar uma confiança muito maior. Outros profissionais do segmento também poderão ajudar com suas impressões, especialmente se forem tradicionais e antigos no mercado. Mas fique atenta e seja esperta ao filtrar informações. Não assuma que todo elogio ou reclamação sejam verdade absoluta – tem quem aumente muito a situação só para criar burburinho.

4. Tenha tudo documentado por escrito

Você até pode conversar com os profissionais de casamento por telefone ou whatsapp, mas sempre deixe decisões e acertos importantes documentados por e-mail – ou, de preferência, num parágrafo bem detalhadinho no contrato. Mesmo que a empresa tenha 50 anos no mercado, um fã-clube de noivas satisfeitas e o dono seja seu tio, isso deixará seu casamento mais organizado e te dará muito mais segurança e tranquilidade. Além disso, se a empresa não cumprir com o combinado e você decidir entrar na justiça, essas provas por escrito serão necessárias quando seu advogado for montar a ação.

5. Mantenha contato com frequência

Se o profissional de casamento for um golpista, esse item será mero paliativo, pois não vai te poupar o prejuízo, mas te ajudará a identificá-lo com maior antecedência – como no caso das noivas brasilienses, que, ao contatarem o decorar para acertar detalhes da festa, descobriram que ele tinha fechado as portas da empresa e viajado para Paris. Nunca situação muito pouco provável (assim esperamos) em que você seja vítima de um golpe, contatar a empresa com frequência (pessoalmente ou via assessoria) te ajudará a encontrar irregularidades e se antever, cancelando o contrato e substituindo a empresa por uma de confiança antes de seu casamento.


Veja alguns golpes recentes de empresas de casamento

Decorador dá golpe em 13 noivas e viaja para Paris

Noiva diz ter casamento destruído após golpe de cerimonialista

Noivas de Goiás – Golpe Buffet

Fotógrafo não aparece em vários casamentos

Noivas são vítimas de golpe de empresa de bolos e doces

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *